5 Dicas para fazer bonito em qualquer concurso seletivo

Educação Intensiva – Consolidando o aprendizado.
Março 22, 2018

5 Dicas para fazer bonito em qualquer concurso seletivo

Não é novidade para ninguém que estudar pode ser uma atividade bem complicada. Quem nunca passou horas a fio fazendo uma leitura e ao fim, não absorveu conteúdo algum? Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para facilitar os seus estudos, com o objetivo de torná-lo menos exaustivo e mais proveitoso.

Antes de tudo, é importante esclarecer que alguns fatores externos podem prejudicar o aprendizado. A falta de hábito de estudos e uma rotina desorganizada são motivos que, muitas vezes, desestimulam o aluno.

Por isso preparamos 5 dicas para você fazer bonito em qualquer Concurso Seletivo.

1- Defina um Plano de Estudos

Para melhorar isso, ter um plano de estudos é interessante. Ele consiste basicamente na organização dos dias e horários em que cada parte do conteúdo a ser cobrado no concurso vai ser estudada. Essa prática vai favorecer sua memorização e absorção do conteúdo, e ajudar a usar o tempo de uma maneira mais eficiente e produtiva.

2- Descubra como gosta de estudar

Uma vez que sua rotina foi organizada, descobrir com qual técnica você consegue aprender melhor é importante. Leituras, resumos, assistir a videoaulas, resolução de provas e simulados são bons exemplos de meios que você pode utilizar no processo. Além do mais, revisar sempre o conteúdo já estudado é indispensável para que esse esteja sempre vivo em sua memória.

3- Horário e local ideal

Outro fator a ser observado é a escolha do lugar e horário apropriados. Cômodos da casa onde você possa estar longe de barulho, celular e redes sociais são os melhores para ajudar na concentração. Não somente isso, manter livros e apostilas por perto ajudam a manter a organização. Quanto ao horário, experimente estudar em vários períodos do dia para descobrir em qual você tem maior rendimento.

4- Defina Intervalos

É importante enfatizar também que pequenos intervalos entre os horários de estudo são importantes. Após muitas horas de concentração, é inevitável perder o foco. Tirar de cinco a dez minutos para ir ao banheiro, fazer um alongamento, comer alguma coisa ajudam bastante. Mas lembre-se, os intervalos precisam ser pequenos para que volte logo aos estudos e não perca a concentração.

5- Mantenha a concentração

Por fim, após esse período de preparação, ao chegar o tão esperado dia, permanecer calmo, dormir cedo e se alimentar bem são coisas que ajudarão a manter a concentração no decorrer da prova.

Lembre-se, não há um ritmo ideal ou regra absoluta, o importante é dar o melhor de si e progredir no seu ritmo para alcançar todos os seus objetivos com sucesso.